O Projeto

Tema:

Temos o tema eco sustentabilidade como uma política e estratégia de desenvolvimento econômico e social, que não causa prejuízo do  meio ambiente e dos recursos naturais, e que, de sua aplicação depende a continuidade da raça humana com seu desenvolvimento não predatório, porém sua abrangência é ainda maior que a preservação do meio em que vivemos, pois estamos falando também do “ser humano” e de todas as ferramentas e obras sociais que norteiam nossas atitudes, mostrando que desde o mais simples consumidor até o mais rico empresário, somos todos responsáveis e estamos  todos envolvidos e com certeza seremos cobrados pelas gerações futuras.

Justificativa:

Devemos apoiar projetos que fazem algo construtivo pelo meio ambiente e pelo social, porém também devemos questionar modelos  que até então pareciam ser corretos, e ao decorrer do tempo se mostraram errôneos e repensar pequenas atitudes, e que feitos em escala global podem causar um desequilíbrio no planeta.

Com as práticas de sustentabilidade é possível lucrar financeiramente, ecologicamente e artisticamente. Há exemplos de empresas multinacionais que abraçaram a causa  e foram premidas por executar esta prática. O famoso Rio Tietê, recebe detritos e esgoto poluído já no início de seu curso, mas tem como aliada uma  fábrica que vem  se utilizando da sua água, tratando-a para produção de papel e devolvendo -a  à natureza  de forma limpa. Empresas  que utilizam  madeira de árvores de reflorestamento e que fazem questão de divulgar esta prática em seus produtos.

Objetivo:

Aprofundar nas pesquisas e nas práticas realizadas; Comparar as práticas executadas com empresas que ainda não abraçaram esse idéia; Produzir subsídios que possam aguçar aos leitores do blog a importância dessa prática, demonstrar através de exemplos que sustentabilidade beneficia significativamente os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Metodologia:

Buscaremos matérias em sites especializados, livros dirigidos ao tema, procurando diversificar e publicar conteúdos relativos a ecologia e a sustentabilidade, não esquecendo a responsabilidade social que é um viés dos assuntos abordados. Utilizaremos também material de pesquisa que tem como grande fonte o site Google acadêmico.

Cronograma

5 responses

1 04 2010
falaeescrita

Queridos,

Fiquei super feliz ao ver aqui o projeto quase pronto!
Vou fazer alguns comentários, com o objetivo de que o trabalho de vocês possa ficar cada vez melhor, ok?
No texto da justificativa, vocês escreveram:
“Com as práticas de sustentabilidade é possível lucrar financeiramente, ecologicamente e artisticamente.”
1 – Queria perguntar se vocês têm alguma referência que possam citar a esse respeito. Algum pensador que já tenha escrito sobre possibilidade de lucrar sem desrespeito ao meio ambiente.

“Há exemplos de empresas multinacionais que abraçaram a causa e foram premidas por executar esta prática.”

2- Só multinacionais? Essa empresa que atua no Tietê é uma multinacional tb? Bom, faço essa pergunta, pelo seguinte, voês citam primeiro as multinacioais, depois falam do tietê, que é um rio nacional. Na leitura do texto, dá um certo desconforto, pois parece que estão falando uma coisa e argumentando outra. Minha sugestão é que se a empresa do Tietê é multinacional vocês escrevam algo como: “Há exemplos de empresas multinacionais que abraçaram a causa e foram premidas por executar esta prática. Inclusive algumas delas atuam no Brasil, como no exemplo….”. Se essa empresa não é Multinacional, podiam dizer algo como: “Há exemplos de empresas multinacionais que abraçaram a causa e foram premidas por executar esta prática. Na esteira desses modelos algumas empresas nacionais tb vêm desenvolvendo estratégias sustentáveis, como….”

Também acho que merece atenção o texto seguinte: “(Outro modelo de atuação sustentável desenvolvido no Brasil, é representado por …) Empresas que utilizam madeira de árvores de reflorestamento e que fazem questão de divulgar esta prática em seus produtos.”

Na parte dos objetivos acho que valeria colocar em tópicos. Algo como:
– Aprofundar….
– Comparar….

Na parte da metodologia, faltou o tipo de fonte, as fontes serão os artigos e matérias?
Outra coisa, acho que seria bom fazer um passo a passo, tipo:
Primeiramente, vamos ler o material publicado na imprensa…. Depois realizaremos fichamentos…. Nas reuniões do grupo discutiremos e selecionaremos o material a ser interpretado…. por fim sistematizaremos um texto com nossas conclusões a respeito de….

Até.
Suzana

19 04 2010
Suzana

Ok, pessoal!

2 12 2012
Vicente Ferreira Diniz.

tenho algumas mihares de pés de café ornamentais para vende-los o projeto criado por mim esta na fase final os pés de café estão nas primeiras floradas ,forom preparadas para serem cultivadas em vasos jardineiras e quintais onde podem serem regradas,os pés de café são totalmente organicas*e ainda qualqer rezidencia pode cultiva-los -e ainda contribui com a ecologia

3 03 2013
Vicente Ferreira Diniz.

Estou aguardando moderação

12 08 2013
Marcos Vinicios

Vlw :DD




%d blogueiros gostam disto: