Morar em Roma: Nasce o primeiro bairro Eco-compatível

17 04 2010
Maquete do bairro eco-compativel

Maquete virtual do projeto

No Parque de Plinio (zona Infernetto), em Roma, vai nascer o primeiro bairro da capital italiana eco-compatível, todo inspirado nos princípios da bio-arquitetura e completamente independente no que se refere a questão energética: produzirá energia elétrica através de fontes renováveis que permitirão uma economia de até 30%.

A SPQR2000T, empresa imobiliária especialista em construção civil, irá construir 160 apartamentos, uma escola infantil com 600 metros quadrados, uma escola maternal, um asilo, além de lojas e locais para atividades comerciais. Dia 10 de outubro às 17h, aconteceu a inauguração dos trabalhos, com a presença, entre outros do assessor para o meio ambiente da Prefeitura de Roma, e o Presidente da Comissão Atividades Produtivas da Região do Lazio.

As eco-casas terão um sistema de tele-aquecimento e tele-refrigeração para esquentar e resfriar a água e para equilibrar a temperatura do ambiente, será possível através da utilização de sistemas de regeneração com óleos vegetais provenientes de culturas orgânicas. Um quarto das ‘eco-casas’ serão construídas em madeira ecológica com baixo impacto ambiental. O objetivo é “construir novos espaços de moradias saudáveis e com o melhor do conforto, para compartilhar um bairro ecologicamente e energeticamente sustentável”.

http://www.blogbelavida.pop.com.br/tag/eco-sustentabilidade+na+it%C3%A1lia – acessado em 25/mar/2010

Este é um exemplo clássico das tendências e modas do futuro (moda, pois agora é status ser corretamente ecológico), o ser humano procura se destacar sempre dos demais, e como agora ecologia e sustentabilidade andam juntos, dá status, os empresários exploram muito bem seus benefícios, claro que eles mesmo vem em primeiro lugar. Há o lado muito positivo de preservação e sustentabilidade, mas não podemos nos enganar que, da noite pro dia nosso empresários se tornaram politicamente corretos sem ganhar nada com isto.

Meire Vidal

Anúncios

Ações

Information




%d blogueiros gostam disto: